Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 1 de novembro de 2016

A agenda pela concretização dos direitos da mulher

0  (DUKE)
Fátima Oliveira
Médica - fatima.oliveira1953@gmail.com @oliveirafatima_


Até 2002, o feminismo, sem muitas ilusões, apresentava às candidaturas ao Executivo (Presidência da República, governos estaduais e municipais) a plataforma eleitoral das mulheres – prática iniciada após a redemocratização do país (1985). A “Plataforma das Mulheres” servia de guia para a ação após as eleições. Era com ela nas mãos que conversávamos com os novos governos sobre as demandas femininas mais prementes. Era um documento geral, em que pontuávamos temas como creches, lavanderias e restaurantes públicos, escolas de qualidade, delegacias de mulheres, casas-abrigo, combate à mortalidade materna e implantação dos serviços de aborto previsto em lei (estupro e risco de vida da gestante). Após a Conferência de População do Cairo, em 1994, incluímos direitos reprodutivos.


Resultado de imagem para Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher
Resultado de imagem para Conferência de População do Cairo


O maior problema era, a cada quatro anos, “ensinar” aos secretários estaduais e municipais de Saúde a história do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, de 1983/1985, e o conceito de direitos reprodutivos. Ô canseira! Quando estavam quase aprendendo, chegavam novos governos e secretários! Sem falar nas habituais trocas de secretários durante uma mesma gestão! E nós lá, penitentes: “Caminhando e cantando e seguindo a canção”...


Resultado de imagem para camin hando e cantando
Resultado de imagem para camin hando e cantando

Resultado de imagem para Direitos reprodutivos

Nas eleições de 2014 não li “Plataforma das Mulheres” às candidaturas à Presidência da República nem aos governos estaduais. Em 2016, desconheço documentos reivindicatórios de igual teor das candidaturas às prefeituras! O que não quer dizer que não foram feitos, apenas que não os conheço.


Resultado de imagem para Plataforma Eleitoral  Feminista   
Plataforma da Rede Feminista: mulheres votam pela saúde integral (2010)
Resultado de imagem para Plataforma Eleitoral  Feminista


Se não foram elaboradas, é lamentável! Mas é catastrófico na área de saúde da mulher, porque estamos em plena “era do leilão de ovários” – os corpos femininos como alicerce da agenda fundamentalista –, e a luta contra as trevas é de âmbito local: Estados e municípios, numa conjuntura em que saúde da mulher, direitos sexuais e direitos reprodutivos são terminologias proscritas da agenda da saúde pública brasileira – uma derrota significativa que foi iniciada ainda no primeiro governo Dilma Rousseff.




Se não há “Plataforma das Mulheres”, até agendar uma conversa com os novos governos será mais difícil. No entanto, não chegaremos a eles sem nada nas mãos porque temos instrumentos de cobrança de políticas públicas que nos foram legados pelo governo Lula. Eis alguns: Lei Maria da Penha (2006), Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004) e Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (2009). Ou seja, é dever lutar para garantir em cada município as ações decorrentes de tais políticas, ou elas serão relegadas ao esquecimento porque são ações para gente, e não “causa”!


Resultado de imagem para lei maria da penha cartaz
Resultado de imagem para Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher
Resultado de imagem para Política Nacional de Saúde Integral da População Negra     No cenário nacional conturbado – de perda de direitos e uma avalanche de notícias sobre outras prováveis perdas; e o fundamentalismo cristão, além de ser contra o aborto, empunha uma nova bandeira: a cruzada contra a teoria de gênero –, onde vivemos precisa ser nossa trincheira de luta por nenhum direito a menos. Tem nome agir assim: é pragmatismo político, que nos mostra que uma das saídas é ocupar os espaços de participação popular em defesa dos direitos conquistados. Em outras palavras, está na ordem do dia a participação feminista qualificada nos conselhos em cada município e em cada Estado, já que perdemos a zona de conforto e, de algum modo, o “luxo” de Presidência da República sensível aos direitos da mulher.
Há muita luta a ser “lutada” para além das lamentações e da resistência ao conservadorismo aboletado no governo brasileiro que está a exigir muito de quem ama a democracia.


Resultado de imagem para Plataforma Eleitoral  Feminista  PUBLICADO EM 01.11.16
 FONTE: OTEMPO
Você poderá gostar de ler:
A resistência no combate às trevas deve ser feita nos Estados, Fátima Oliveira (07.06.2016)   O novo cenário nacional das eleições municipais de 2016, Fátima Oliveira  (06.09.2016) 
Prefeituras amigas da população: patrimônios a conquistar em 2016, Fátima Oliveira  (13.09.2012) 
Eleição é tempo de promessas e, nosso papel, cobrar cumprimento, Fátima Oliveira  (04.10.2016)
A cruzada do papa Francisco de satanização da teoria de gênero, Fátima Oliveira (25.10.2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário