Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Será que conseguimos expurgar o jaguncismo da política brasileira?

0
Fátima Oliveira
Médica - fatimaoliveira@ig.com.br  @oliveirafatima_


            A resposta não é fácil, embora tenha sido cassado, recentemente, em 12.9.2016, o mandato do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que presidiu a Câmara dos Deputados de 1º de fevereiro de 2015 até renunciar ao cargo, em 7 de julho de 2016. Ele é a figura mais escancarada do jaguncismo da política brasileira: lobista e evangélico fundamentalista, aspirava tornar o Brasil uma teocracia neopentecostal.
        Desde a eleição do atual Congresso Nacional, o diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto, cantou a pedra: “São sérios os riscos de retrocessos em relação aos direitos civis e à legislação trabalhista”, pois o Congresso eleito em 2014 era o mais conservador desde o fim da ditadura de 1964 – mais do que suficiente para dar o ar de trevas que nada tem a dever à jagunçagem!
          Vivenciamos até agora uma explosão de ódio fascista ao povo e a suas conquistas políticas e sociais; aos partidos de esquerda e a suas lideranças; ao país, via pautas neocolonialistas – dilapidação das riquezas nacionais – de interesse da burguesia local e internacional!


        Resultado de imagem para Cassação de eduardo cunha  Eduardo Cunha “pintou e bordou” no período no qual presidiu a Câmara dos Deputados. Parecia ter poderes ilimitados e posava de presidente da República. Não apenas encaminhou projetos de lei contra os direitos trabalhistas, como defendia o machismo e a misoginia e se posicionava contra qualquer proposta civilizatória de conferir direitos a pessoas discriminadas.


Resultado de imagem para Cassação de eduardo cunha
      Resultado de imagem para Cassação de eduardo cunhaResultado de imagem para charges de eduardo cunha  Ele logrou êxitos inclusive no pleito de colocar na Presidência da República o PMDB ao arrepio do voto popular. A esquerda mundial considera que Dilma Rousseff foi vítima de um golpe jurídico, parlamentar, além de midiático, misógino e elitista, já que contra a deposta não conseguiram provar absolutamente nada!


Resultado de imagem para dilma no dia da cassação



          O caso Eduardo Cunha demonstra por que um expressivo número de políticos gasta rios de dinheiro para se eleger aos parlamentos municipais e estaduais e ao Congresso Nacional (deputados federais e senadores), quando o salário nominal de um parlamentar durante uma legislatura é insuficiente para cobrir as despesas de sua eleição. É que, para a maioria deles, sobretudo os de extração conservadora e direitista, o mandato só tem uma serventia: ser um balcão de negócios escusos, numa cultura de bonificações e patrimonialismo, em que sociopatas transitam em todas as esferas!
           Especialistas dizem que “as sociopatias – grosso modo: personalidade antissocial – atingem de 1% a 3% da população. Mas nos meios políticos pode chegar a 6%. São pessoas ávidas por poder e buscam-no, de qualquer jeito! Onde há corrupção, que é uma doença social, ela é feita por quem porta transtornos de personalidade de inegável caráter antissocial, ou narcísico, ou ‘borderline’. Sociopatas não são doentes, portam personalidades bandidas que podem chegar ao banditismo” (Oliveira, Fátima. “Sociopatia &poder”, 15.5.2006).


O novo presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti, comemora junto a outros deputados a sua vitória  Foto: Agência Brasil
     “Pra quem sabe ler, um pingo é letra”: após Eduardo Cunha se aboletar na presidência da Câmara dos Deputados, escrevi que ele seria um Severino Cavalcati (2005) piorado e mais virulento. Se Severino Cavalcanti era um paspalhão desde o olhar, Cunha é puro Hermógenes, um chefe jagunço de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, que nem sequer respeitava as normas/leis da jagunçagem, como disse Riobaldo Tatarana: “O senhor sabe: sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado” (Oliveira, Fátima. “Uma república democrática e laica sob o sistema jagunço”, O TEMPO, 17.2.2015).
            Como em 2005, em 2015 foi a política que saiu perdendo e, em 2016, o povo e o país.


Resultado de imagem para Cassação de eduardo cunha PUBLICADO EM 20.09.16
Resultado de imagem para charges de eduardo cunha Bessinha  FONTE: OTEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário