Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 29 de setembro de 2015

O dalai-lama é uma superlua em eclipse total definitivo

01
Fátima Oliveira
Médica - fatimaoliveira@ig.com.br @oliveirafatima_


Conheci o dalai-lama em 1992, no salão nobre da Prefeitura de São Paulo, convidado da prefeita Luiza Erundina – à época, eu era coordenadora de saúde da Coordenadoria Especial da Mulher da prefeitura, cuja sede era no parque do Ibirapuera.
Foi uma solenidade encantadora e marcante como só Clara Charf, que chefiava as relações internacionais, é capaz de fazer: uma recepção impecável para um líder religioso e um Prêmio Nobel da Paz (1989).



         O dalai-lama exala simpatia, simplicidade e tem uma imponência ímpar e indescritível: olha nos olhos, sorri por inteiro, e a gente se sente especial por estar em sua presença.


Resultado de imagem para Dalai Lama   o papa francisco  Apenas à guisa de breve comparação entre dois chefes de duas diferentes religiões patriarcais. O papa Francisco, que virou xodó de meio mundo e que tenta imitar o carisma do dalai-lama, quando sorri, parece o ser humano terreno que é; já o dalai-lama possui aura divinal que espraia ternura.
            Depois de ter recebido um sorriso “olhos nos olhos” naquela tarde em Sampa, busquei conhecê-lo mais. Aprendi que “dalai-lama é o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do budismo tibetano, tratando-se de um monge e lama, reconhecido por todas as escolas do budismo tibetano”.


 (O 14° dalai-lama, considerado a reencarnação de Buda, é fotografado quando criança, em data não conhecida)


            E mais: “Tenzin Gyatso, Sua Santidade o 14º dalai-lama, nasceu em 6 de julho de 1935, numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na província de Amdo, nordeste do Tibete. Seu nome era Lhamo Dhondup até quando, aos 2 anos, Sua Santidade foi reconhecida como sendo a reencarnação de seu predecessor, o 13º dalai-lama, Thubten Gyatso. Os dalai-lamas são tidos como manifestações de avalokiteshvara ou chenrezig, o bodhisattva da compaixão e patrono do Tibete. Um bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade” (resenha de “A Arte da Felicidade”, por Bruna Heloísa).
            Anos depois, ganhei o livro “A Arte da Felicidade – Um Manual para a Vida/Um Guia para a Vida”, do dalai-lama em co-autoria com o psiquiatra norte-americano Howard C. Cutler, reconhecido como autoridade mundial em estudos da felicidade. Trata-se de uma longa entrevista e observação do cotidiano do dalai-lama.


  (Howard C. Cutler)


            É uma obra densa e de difícil leitura, que reli várias vezes para entender a ética budista do não julgamento. Em vão. Hoje, considero o dalai-lama um filósofo charmoso. Quando ganhei o livro, já sabia bastante sobre a vida dele, mais do que o suficiente para não cair mais em seus encantos de frases de efeito. É um anticomunista militante 24 horas por dia!

    Para quem não está se lembrando, ele encarna o Tibete, para alguns, independente até 1959, quando foi anexado à China pelo líder comunista Mao Tse-Tung. Todavia, desde o século XVII é território chinês! O dalai-lama se exilou na Índia, onde vive desde 1959, e tem o Tibete livre como a sua principal causa política, com apoio incondicional dos Estados Unidos, que, como muitos afirmam, bancam suas despesas, públicas e clandestinas!


(Palácio de Potala, em Lhasa, no Tibete - Atualmente é um museu estadual da China.  Foi a principal residência do Dalai Lama, até que o 14º dalai-lama fugiu para Dharamsala, Índia)


  (O Mosteiro Namgyal, em Dharamsala, Índia, próximo à residência do dalai-lama)


    Resultado de imagem para Dalai lama no festival de música de Glastonbury, na Inglaterra       De modo que, embora saiba que o dalai-lama já tenha alardeado para os quatro costados do mundo que é feminista, não recebi com surpresa a declaração sem noção e machista dele no festival de música de Glastonbury, na Inglaterra, em junho passado, quando questionado se sua sucessora poderia ser uma mulher. Respondeu: “Há muitos problemas no mundo de hoje – é um mundo problemático. Penso que as mulheres devem assumir um papel mais importante. Se vier um dalai-lama mulher, seu rosto deveria ser muito atraente, senão não seria de muito uso”. Quer dizer: um biscuit! Sem mais palavras...


 hhhh
PUBLICADO EM 29.09.15
Brasília -Superlua e eclipse total ocorrem ao mesmo tempo, o fenômeno conhecido como 'Lua de sangue', é observado na praça dos três poderes na capital federal (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)  FONTE: OTEMPO

 
Dalai Lama ou dalai-lama?
Por Laércio Lutibergue

De acordo com os dicionários, escreve-se “dalai-lama”, com hífen e iniciais minúsculas. O plural é “dalai-lamas”.
"Dalai-lama" é o título dado ao chefe espiritual do budismo tibetano. Formada por “dalai”, “oceano” em mongol, e por “lama”, “guru” em tibetano, a palavra significa “oceano de sabedoria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário