Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Tolerância zero é o que, sem piedade, o fascismo merece

01  (DUKE)
Fátima Oliveira
Médica - fatimaoliveira@ig.com.br @oliveirafatima_


“Tu sabes,/ conheces melhor do que eu/ a velha história./ Na primeira noite eles se aproximam/ e roubam uma flor/ do nosso jardim./ E não dizemos nada./ Na segunda noite, já não se escondem;/ pisam as flores,/ matam nosso cão,/ e não dizemos nada./Até que um dia,/ o mais frágil deles/ entra sozinho em nossa casa,/ rouba-nos a luz, e,/ conhecendo nosso medo,/ arranca-nos a voz da garganta./ E já não podemos dizer nada (...)” (“No Caminho com Maiakóvski”, de Eduardo Alves da Costa, poeta fluminense, Niterói, 6.3.1936).


Ernesto Cardenal recibe el Premio Reina Sofía de Poesía  Costumo recorrer à poesia em horas difíceis, quando quero colo, aconchego... O poeta nicaraguense Ernesto Cardenal (nascido em 20.1.1925) disse que “são os poetas que protegem o povo com a força das palavras”.
Defendo “tolerância zero” para palavras e atos que visam interditar o direito de ir e vir. Desde a primeira vez em que o ex-ministro Guido Mantega foi acuado em São Paulo, no Hospital Albert Einstein (19.2.2015), fiquei zuretada por ele não ter registrado um Boletim de Ocorrência (BO)!




E cá com meus botões matutava: “Estão esperando o que para reagir à altura conforme os ditames da democracia? Se demorarem a tomar as medidas cabíveis, em breve nem sequer poderão aparecer numa janela! Ser tolerante com práticas fascistas tem resultado: mais fascismo”.


guido-mante-sendo-xingadoResultado de imagem para restaurante  Vila Trio (Guido Mantega é hostilizado no restaurante Trio, em SP)
 Acuaram o ex-ministro Alexandre Padilha no restaurante Varanda Grill, no Itaim Bibi (15.5); depois, novamente Mantega no restaurante Aguzzo, em Pinheiros (23.5); e, pela terceira vez, Mantega foi sitiado no restaurante Trio, na Vila Olímpia (28.6)! A calçada de Jô Soares foi pichada com ameaças de morte após ele entrevistar respeitosamente Dilma Rousseff. Tudo em Sampa! Como há fascistas declarados na cidade de São Paulo, num é?!


 Mantega caiu em si: “Não podemos permitir que se instaure entre nós esse espírito autoritário. Atitudes como essas são perniciosas para o convívio democrático” (“Guido Mantega: intolerâncias fascistas”, “FSP”, 5.7.2015). Comenta-se que processará o empresário que o agrediu no Vila Trio. Espero, porque, como não dissemos nada até agora, os fascistas do discurso passaram às bombas. É o que exibe o ataque ao Instituto Lula em 30 de julho passado.




A presidente Dilma tuitou: “A intolerância é o caminho mais curto para destruir a democracia”. “Jogar uma bomba caseira na sede do Instituto Lula é uma atitude que não condiz com a cultura de tolerância e de respeito à diversidade do povo brasileiro”. Foi pouco! A lenda viva do PT, Lula, reverenciado no mundo inteiro, corre risco de vida por conta do ódio declasse, e o governo do PT economiza palavras?


   Nós e Dilma precisamos decorar os versos de “No Caminho com Maiakóvski” e introjetar os versos do poeta russo em “Adultos”: “nos demais – eu sei,/ qualquer um o sabe –/ o coração tem domicílio/ no peito./ Comigo/ a anatomia ficou louca./ Sou todo coração –/ em todas as partes palpita.” (Vladimir Maiakóvski – 1893-1930).


 (Instituto Lula)


Há recrudescimento do ideário fascista com vestes conservadoras medievais, beatice (católica e evangélica) e dupla moral. Urge buscar na inspiração dos poetas o poder da iniciativa de se indignar com os fatos e a interpretação distorcida deles, que registra inegável manipulação para minimizar o ocorrido: “Instituto Lula diz que foi alvo de ‘ataque político’” (“Estadão”, 31.7.2015).


 Não é que o Instituto Lula diz! Em 2015, ocorreram três atentados com bombas contra o PT no Estado de São Paulo! Na sede do PT em Jundiaí (15.3) e em São Paulo (26.3); e na sede do Instituto Lula (30.7). Será que o PT está “Esperando Godot”?

  Filme "Esperando Godot" (legendado)  
PUBLICADO EM 04.08.15
Nos demais,
todo mundo sabe,
o coração tem moradia certa,
fica bem aqui no meio do peito,
mas comigo a anatomia ficou louca,
sou todo coração.... Frase de Vladimir Maiakóvski. FONTE: OTEMPO 

  
A brava gente brasileira merece a ternura de um país cuidador, Por Fátima Oliveira (O TEMPO, 26.01.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário