Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 27 de maio de 2014

A cultura gastronômica expressa vivências, saberes e memórias

01  (DUKE)
Não gostar de uma comida por preconceito é outra coisa
Fátima Oliveira
Médica -
fatimaoliveira@ig.com @oliveirafatima_


No Maranhão, aprecio a comida do litoral e a do sertão, nas versões “pobre de marré deci” e “fidalga”. Já escrevi que “Em Beagá, fui tomada de paixão irrefreável pelos pratos da culinária mineira roceira, chamados ‘comida de pobre’, como bambá de couve, canjiquinha com costelinha de porco e frango caipira com ora-pro-nóbis”.
 
 
 (Meninas com galinhas no quintal, Vicenzo Irolli)
 (Dia de primavera em uma casa de palha com lilases florescendo, 1925, Peder Mork Monsted) 
 
Recentemente, jantando carne de sol na casa do meu irmão Gil, em Imperatriz (MA), mencionávamos a deliciosa galinha caipira do almoço, quando alguém disse que um amigo, estudante de direito, metido a riquinho, detestava galinha caipira, que para ele era coisa de roceiro, comida de pobre, que cria uma galinhazinha pé-duro no quintal para matar a fome! Fiquei indignada e disse: “Mas que falta de cultura gastronômica!”.
 
 
  (Foto: Ricardo Labougle)  (Joan Roca, chef-proprietário do restaurante número um do mundo, o El Celler de Can Roca)
  (Foto: Ricardo Labougle)

 
Lembrei-me de Joan Roca – chef do restaurante nº 1 do mundo em 2013, o El Celler de Can Roca, para quem cozinhar não é arte, mas um artesanato que traduz memórias e vivências –, que declarou: “A gastronomia é uma linguagem para expressar nossa cultura, que usamos para explicar nossa terra, cultura, memória, vivências e viagens”.
A conversa girou em torno das memórias vivas de nossas comidas de crianças do sertão, numa família que não era rica, mas não era pobre, pois, como dizia o meu avô Braulino, tinha como “escapar” comendo bem três vezes por dia!
 
 
bolsapobreza   O sertão é um microcosmo, onde há miseráveis, pobres, remediados e ricos. No sertão de minha meninice havia fartura, pobreza e gente que morria de fome, embora, quando criança, eu não percebesse. Graças a Lula, não se morre mais de fome nem no sertão, por mais tenebrosa que seja a estiagem! Hoje, com a maior ação antipobreza do mundo, o Bolsa Família – que desperta ódio de classe em gente sem repertório humanitário –, não há mais procissões de caixõezinhos de anjinhos cobertos de morim azul, arrematados com zigue-zague (sianinha), expressão cruel da mortalidade infantil, que via em minha infância, que eram tantos que um dia eu (“Sabe de nada, inocente!”) disse que seria médica pra que as crianças não morressem mais!
 
Não gostar de uma
comida é uma coisa,
mas não gostar
por preconceito
contra pobre
é outra bem
diferente!
 
 
  O espectro da mortalidade infantil era tão presente que minha filharada não podia ter febre que batia um pesadelo, a um ponto em que, depois de anos vendo aquele descontrole, meu marido um dia disse-me algo assim: “É absurda a sua paranoia quando nossas crianças têm qualquer dor de garganta! Não é um comportamento compatível com quem é médica!”. Então contei dos anjinhos em caixõezinhos de morim azul. Ele riu e disse-me: “Sabe de que um filho nosso pode morrer na infância?”. E complementou: “De batida de carro, queda de cavalo ou afogado na piscina! Jamais das doenças da fome que matam crianças pobres no sertão!”.
 
 
 (Galinhas, Louis Lemaire)
 
 
Voltando ao sujeito que detestava galinha caipira. Concordamos que pessoas sem cultura gastronômica passam pela vida sem decência no viver, pois não gostar de uma comida é uma coisa, mas não gostar por preconceito contra pobre é outra bem diferente! Ele não come galinha caipira porque ela decerto expressa suas origens roceiras, que ele renega! Se inferno existisse, ele mereceria arder em seu fogo!
Uma pessoa que abomina comidas que lembram suas origens sertanejas, modestas ou não, é um tosco; não leu Guimarães Rosa, que disse: “Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o lugar”; e é ignorante da filosofia “slow food” – comer bem é um direito humano fundamental, da qual decorre a ecogastronomia – “a responsabilidade de defender a herança culinária, as tradições e culturas que tornam possível esse prazer”.
 
 
Alimentando as galinhas, óleo sobre tela por Walter Frederick Osborne (1859-1903, Ireland)  (Alimentando as galinhas,  1885, Walter Frederick Osborne)
PUBLICADO EM 27.05.14
  (Inês Freneda Ita)
FONTE: OTEMPO

7 comentários:

  1. O garoto estudante de direito é uma anta perfeitinha. Não dá pra duvidar

    ResponderExcluir
  2. Gosto de suas incursões gastronômicas. São sempre crônicas de uma beleza ímpar. Considero a gastronomia uma manifestação cultural de muito valor

    ResponderExcluir
  3. Comida como narrativa da memória social

    As autoras partem da idéia de que o alimento é natural à sobrevivência da espécie humana, mas sua dimensão cultural é posta em relevo pela ação social. Construindo sua reflexão com base em experiências vividas por uma família judia sefardi radicada no Brasil e analisando duas receitas de comidas cotidianas dessa família, as autoras discutem como uma comunidade pode manifestar na comida emoções, sistemas de pertinências, significados, relações sociais e sua identidade coletiva. Desenvolvem o argumento de que se a comida é uma voz que comunica, assim como a fala, ela pode contar histórias. As autoras sugerem que a comida e as práticas da alimentação podem se constituir como narrativa da memória social de uma comunidade.
    Palavras-chave: comida judaica; memória social; narrativa; comunidade;
    identidade

    Denise Amon
    Doutora em Psicologia
    deniseamon@uol.com.br
    Renata Menasche
    Doutora em Antropologia Social. Professora do PGDR/UFRGS
    e pesquisadora da FEPAGRO
    renata.menasche@pq.cnpq.br

    http://www.ufrgs.br/pgdr/arquivos/525.pdf

    ResponderExcluir
  4. É cada ignorante diplomado que cruz credo! O carinha é especialmente um asno

    ResponderExcluir
  5. Lindooo, mami!
    É por isso que "Inacim" vai conhecer sua cultura gastronômica do oiapoque ao chuí - literalmente! :D
    Amor,
    Binha

    ResponderExcluir
  6. Lavei a alma. Também acho o mesmo que você, além do que sua escrita é sempre bela

    ResponderExcluir