Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Onde as crianças dormem

James Mollison nasceu no Quênia em 1973 e cresceu na Inglaterra. Depois de estudar arte e design na Universidade de Oxford Brookes, e cinema e fotografia na Newport School of Art and Design, mudou-se para a Itália e foi trabalhar no laboratório de criatividade da fábrica da Benetton.
James Mollison viajou pelo mundo e criou uma série de fotografias mostrando os quartos infantis e conseguiu com isso mostrar um pouco da realidade do mundo das crianças, suas personalidades e o ambiente que as rodeia.
Compilando tudo no seu livro Where Children Sleep, James Mollison, lança um olhar inquietante sobre este mundo, um pensamento critico sobre a pobreza e a riqueza e espera que o seu livro ajude outras crianças a pensar sobre a desigualdade no mundo, para que talvez elas no futuro possam eliminar um pouco esta diferença.

Fotógrafo James Mollison retrata a realidade de garotos e garotas ao redor do mundo registrando seus quartos

por Redação Galileu

O fotógrafo James Mollison queria contar a história de crianças de todas as partes do mundo – e usando como principal meio as imagens. Ele se lembrou então de sua infância: de como seu quarto na época refletia quem ele era e o que ele tinha. Decidiu então que faria seu trabalho fotografando quartos de crianças sem distinção de classe – não queria fazer algo que se focasse em crianças vivendo em países pobres, queria ser mais abrangente. Ao lado da foto do quarto, um retrato da criança. E assim ele fez, com 56 crianças e seus quartos, publicando tudo no livro “Where the Children Sleep” (Onde as crianças dormem) no final de 2010. Selecionamos cinco crianças e seus quartos para dar uma amostra do ótimo trabalho de James Mollison.
>> Confira fotos da comida servida aos alunos de 18 países
Brasil
Editora Globo
Thais, 11 anos, Cidade de Deus, Rio de Janeiro, Brasil
Editora Globo
Quarto de Thais

China
Editora Globo
Dong, 9 anos, Yunnan, China

Editora Globo
Quarto de Dong

Estados Unidos
Editora Globo
Jaime, 9 anos, Nova York, Estados Unidos

Editora Globo
Quarto de Jaime

Kênia
Editora Globo
Nantio, 15 anos, Lisamis, Kênia

Editora Globo
Quarto de Nantio

Nepal
Editora Globo
Indira, 7 anos, Kathmandu, Nepal

Editora Globo
Quarto de Indira
Where children sleep – Onde as crianças dormem

James Mollison lançou um livro fotos de uma pergunta que algumas pessoas conscientes já tenham feitas a si. Nada muito complicado de imaginar, mas ao ver o resultado do livro Where children sleep (Onde as crianças dormem), que mostra fotos de crianças em todo mundo e os quartos nos quais dormem. Por tabela acaba retratando um pouco do local, cultura e histórias por onde passou através das crianças. Impressionante.

Onde dorme a Thais:

Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd
Thais têm 11 anos e mora com os pais e a irmã no terceiro andar de um bloco de apartamentos na Cidade de Deus (Rio de Janeiro – Brasil).
O quarto que Thais divide com a sua irmã, têm diversos posters do cantor Felipe Dylon, de quem Thais é fã. Ela gostaria de ser modelo…
Onde dorme a Douha:

Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd
Douha têm 10 anos e mora com os pais e 11 irmãos em um campo de refugiados palestinos em Hebron (Cisjordânia). Ela divide quarto com as suas cinco irmãs e frequenta uma escola proxima de sua casa e quer ser pediatra.
Seu irmão, Mohammed, matou 23 civis em um ataque suicida contra os israelenses em 1996. Depois disso, os militares israelenses destruíram a casa de sua família.
Douha tem um cartaz de Maomé em sua parede.
Onde dorme a Jasmine:

Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd
Jasmine ou Jazzy, têm 4 anos e vive em uma grande casa em Kentucky (EUA), com seus pais e três irmãos. Sua casa é na zona rural, e por isso rodeada por campos agrícolas.
Seu quarto está cheio de coroas e faixas que ela ganhou em concursos de beleza. Jazzy entrou em mais de 100 competições desse tipo. Seu tempo livre é ocupado com ensaios. Ela quer ser uma estrela do rock quando crescer.
Onde dorme a Nantio:

Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd
Nantio é uma mocinha de 15 anos, ela é membro da tribo Rendille (Norte do Quênia). Suas tarefas são cuidar das cabras, cortar lenha e carregar água. Ela tem dois irmãos e duas irmãs
Sua casa é uma espécie de cúpula, a família de Nantio dorme em volta de uma fogueira que fica bem no meio da casa/tenda.
Apesar de ter um namorado (é comun para uma mulher da tribo Rendille ter namorados antes de casar), Nantio está esperando um moran (guerreiro) que vai escolhe-lá para casar. antes do casamento, ela terá que se submeter a circuncisão, como é o costume.
Nantio cursou a escola da aldeia por alguns anos, mas decidiu não continuar.
Onde dorme o Tzvika:

Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd
Tzvika têm nove anos de idade e vive com a família em um bloco de apartamentos em Beitar Illit, um assentamento israelense na Cisjordânia – É um condomínio fechado de 36.000 Haredi (ortodoxos), os judeus.
No local onde Tzvika vive as televisões e os jornais são proibidos.
O garoto têm uma irmã e dois irmãos, com quem divide quarto. Tzvika vai para escola de carro. Na escola o esporte é banido do currículo.
Tzvika vai à biblioteca todos os dias e gosta de ler as escrituras sagradas. Ele também gosta de jogar jogos religiosos em seu computador. Quando crescer quer se tornar um rabino, e sua comida favorita é bife e batatas fritas.
Onde dorme o Roathy:

Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd
Roathy de 8 anos de idade vive nos arredores de Phnom Penh (Camboja). Sua casa fica em um depósito de lixo e seu colchão é feito de pneus velhos.
Todas as manhãs Roathy e centenas de outras crianças recebem um banho em um centro de caridade local, antes de começarem a trabalhar, no lixão em busca de latas e garrafas de plástico, que são vendidos para uma empresa de reciclagem. Em torno de cinco mil pessoas vivem e trabalham como Roathy em Phnom Penh.
O almoço é muitas vezesa única refeição de Roathy…
Onde dorme a Kaya:

Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd
Kaya têm 4 anos e mora com os pais em um apartamento em Tóquio (Japão). Seu quarto é forrado do chão ao teto com roupas e bonecas.
A mãe de Kaya faz todos os seus vestidos (Kaya tem 30 vestidos e casacos, 30 pares de sapatos e perucas numerosos). Na escola Kaya ela tem que usar uniforme.
Seus alimentos preferidos são carne, batatas, morangos e pêssegos.
Ela quer ser um cartunista, quando crescer.
Onde dorme o Home:

Foto: (c) James Mollison/Chris Boot Ltd
Home e sua família dividem um colchão em um campo nos arredores de Roma, Itália. A família veio da Roménia. Quando eles chegaram em Roma, acamparam em terras privadas, mas a polícia os tirou de lá. Eles não têm documentos de identidade, e portanto, não podem obter um trabalho legal.
Os pais do garoto limpam pára-brisas de carros nos semáforos. Ninguém da família de Home frequentou ou frequenta a escola.
Fonte: Telegraph.co.uk
Bloco de notas - Idéias, palavras, linhas e alguns rascunhos

4 comentários:

  1. Realmente é muito crítico o trabalho de James Mollison e emocionante demais

    ResponderExcluir
  2. Um belo post. A intenção do James Mollison foi a melhor posssível. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Uma crítica da desigualdade com muita arte

    ResponderExcluir
  4. Uma crítica perfeita. E com arte

    ResponderExcluir